Segundo dados do IBGE, no Brasil a população com mais de 60 anos já é de cerca de 30 milhões de pessoas. A psiquiatria geriátrica oferece um olhar especial para a saúde mental dos indivíduos dessa população em crescimento.
O psiquiatra especialista em idosos trata de quadros também muito presentes na população mais jovem, como depressão, transtornos de ansiedade e insônia. No entanto, tanto os sintomas quanto a condução dos quadros têm suas peculiaridades nessa faixa etária . O Psicogeriatra também lida com quadros demenciais, como a doença de Alzheimer, e alterações de comportamento ligados a outras doenças neurodegenerativas, como a doença de Parkinson. A avaliação e planejamento terapêutico de pessoas idosas precisa considerar o momento da vida do paciente e eventos como a aposentadoria, o ninho vazio e luto. Além disso, um olhar criterioso para o histórico médico, como a presença já de outros problemas de saúde e uso de diversos medicamentos.
O trabalho do psiquiatra com idosos precisa manter sempre uma visão integral da saúde do idoso. Para isso, frequentemente é necessário a articulação com outras especialidades médicas e profissionais de saúde para abordar todos aspectos de seu bem estar físico e psicossocial.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site.